Estilosa Morena: Como fazer Decapagem Capilar

Instagram

Pages

Como fazer Decapagem Capilar

O que é decapagem?
A decapagem é o processo ideal porque retira os pigmentos artificiais do cabelo, presentes em tinturas permanentes, tonalizantes ou henna e prepara o fio para a próxima coloração. Alguns pigmentos, como os ruivos e pretos, têm mais dificuldade de sair do cabelo e por isso, precisam de mais sessões para não manchar os fios. A técnica é parecida com a descoloração, mas é mais focada na remoção da tintura da fibra capilar em vez de deixar o cabelo mais claro, quase branco.
A técnica deve ser adotada principalmente por quem tem cabelos muito escuros : "a decapagem serve para tirar o excesso de pigmentos escuros do cabelo para outra coloração. Cabelos loiros não precisam do processo, porque já têm poucos pigmentos."
A técnica não é compatível com alisamentos.
Como toda química, o processo é agressivo e não deve ser feito em casa porque precisa de um profissional qualificado que entenda como o produto irá agir nos seus fios. Se os cabelos estiverem ressecados e porosos, hidrate-os antes de encarar a técnica para não correr o risco de que eles não resistam ao procedimento.
Mesmo com os cabelos tratados, faça um teste de mecha, já que fios sensíveis não suportam o processo da decapagem.A técnica também não é compatível com alguns tipos de química, como alisamento e relaxamento: "são químicas muito agressivas no cabelo e, junto à decapagem, podem enfraquecer e até mesmo quebrar os fios".
Cuide do cabelo depois do procedimento
A decapagem é feita com uma mistura de água oxigenada e um pó semelhante ao descolorante, mas específico para este fim. O procedimento abre as escamas dos fios e permite a perda de pigmentos, proteínas e água, deixando-os desidratados, frágeis e quebradiços. Para cuidar, invista em hidratações poderosas que fecham essas cutículas capilares e recuperam os fios.

O lance do preto é que a decapagem é muito difícil, quase nula e se tentar fazê-lo, você vai acabar com o seu cabelo. Você pode quebrar os fios na descoloração e a tinta nem pegar direito. Obs.: Isso também vale se você já tingiu muito o seu cabelo.


Agora, as outras cores é mais fácil. Quando se tem o cabelo tingido, o ideal pra que a decapagem fique legal é:





Como fazer:


1º passo: Com o cabelo sujo ( 3 dias sem lavar, pelo menos ), você pega um pó descolorante muito bom, tipo da Alfa Parf ou da Lightner ( que é forte pra caramba ), por ex., e água oxigenada volume 40. Mistura os dois e aplica em todo o cabelo ou em mechas.


2º passo: Em seguida você cobre o cabelo todo com papel alumínio e coloca uma touca térmica, dessas de alumínio mesmo, que não precisa ligar na tomada e vai pro sol ( o sol é ótimo pra ajudar a descolorir, ele ajuda a deixar o cabelo mais branco ) e fica lá até na hora em que você ver que alcançou um loiro claro, base natural 8 ou 9, lembrando sempre que a cada 10 minutos você deve retirar o excesso e passar mais mistura ( água oxigenada + pó descolorante ), até descolorir legal. Se não fizer isso, mancha mesmo!


=> Obs.: No caso de mechas, é legal frisar a descoloração bem nelas, pra ocorrer uma boa decapagem, sendo que pra mechas, você deve separá-las uma a uma com papel alumínio, ou pode separar as mechas com aquela touca de silicone própria pra fazer mechas e que os cabeleireiros usam, mas neste caso também deve-se enrolar o papel alumínio uma a uma. No caso da touca de silicone, deve-se ter ou comprar uma agulha de crochê pra puxar os fios. 


3º passo: Depois deste processo, você lava os cabelos com um bom shampoo e condicionador. 


4º passo: Em seguida, dê aquele banho de queratina ( ou, melhor, compre algum kit de reconstrução capilar com queratina pra dar uma reparada ) e ponha a touca limpa, novamente, e deixe seu cabelo chupar toda queratina, pra hidratá-lo. Obs.: Se tiver como você misturar junto a queratina, vitamina A e algum outro creme hidratante, melhor ainda. Em lojas que vendem produtos pra salão, vende essa vitamina A em ampola e lá eles poderão lhe instruir melhor.


5º passo: Depois de 3 dias, repita os 4 passos anteriores, caso não tenha ficado uniforme a sua descoloração.


6º passo: Depois de 3 dias, repita os 4 passos anteriores novamente, caso ainda alguns fios não estejam da mesma cor do restante, pois alguns podem ainda estar escuros. Obs.: Se no 4º passo, ficou tudo ok, desconsidere o 5º e o 6º passo e pule pro 7º.


7º passo: Agora sim, com o cabelo descolorido uniformemente, bem hidratado e com ele sujo há 3 dias; você poderá meter a tinta nele, que a cor ficará uniforme e sem tonalidades diferentes. 

Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário