Estilosa Morena: A Importância de ir ao médico regularmente

Instagram

Pages

A Importância de ir ao médico regularmente

No post de hoje eu vou falar sobre algo mais sério, a importância de ir regularmente ao médico. Muitas vezes nós adiamos ao máximo e acabamos deixando de lado essas coisas, mas a verdade é que deveríamos estar indo ao médico pelo menos uma vez ao ano pra fazer um check-up geral e não só quando estamos sentindo algum sintoma. Conversar com um médico sobre as nossas escolhas, histórico familiar de doenças, dieta e rotina de exercícios pode ajudar a identificar doenças com antecedência e também achar o melhor jeito de ficarmos sempre bem. 

Importância de ir ao médico

Quando estamos saudáveis, é bem mais fácil acabar ignorando os exames de rotina, mesmo que já faça um bom tempo que tenhamos feito. Procurar um tempo pra encaixar uma consulta então, é quase sempre deixado de lado e isso pode acabar nos impedindo de perceber quando algo está acontecendo com o nosso corpo mesmo assintomático. Pra nós que somos jovens é ainda mais difícil realmente procurar um médico, mas ir pelo menos uma vez no ano ao médico pode fazer maravilhas para nós. 
Quando você vai ao médico regularmente, você consegue desenvolver um relacionamento de confiança com ele e assim você já sabe quem procurar, caso algo aconteça. Se você costuma sempre deixar pra ir nos médicos na emergência, ele provavelmente não vai saber que você já tomou aquele antibiótico antes e não teve tanto efeito e nem tem como te dar uma assistência continua, uma vez que ele vai ter que te atender apenas para resolver o que você sente naquele momento. Dessa forma, você vai ter sempre que começar tudo da estaca zero. Com um médico que te acompanha regularmente, ele já vai saber qual é o seu histórico e também o da sua família e vai poder te dar não só um melhor prognostico, mas te atender melhor. 
Além disso, o médico também vai poder te indicar todas as vacinas que você deveria tomar e provavelmente ainda não tomou. A maioria de nós nem lembra quais vacinas já tomou ou quando foi a ultima vez que fizemos as doses das que teria que ser tomadas mais de uma vez, como a de hepatite C e até mesmo a da HPV, que ajuda não só a combater a HPV, como também a prevenir o câncer de colo do útero.  
Fora tudo isso, é preciso também estar sempre de olho no nosso corpo e ficar atento a qualquer mudança, para que o médico tenha condições de ajudar no diagnóstico, fazer o auto exame da mama por exemplo, pode ajudar bastante a identificar os primeiros sintomas do câncer de mama, mas muitas vezes tanto essa como outras doenças podem não apresentar sintomas por muito tempo, por isso, é preciso estar sempre em dia com as nossas consultas e assim prevenir não só essas como possíveis futuras doenças que podem nos acometer.  

Espero que tenham gostado.
Um beijo,fiquem com Deus :D

Comentários do facebook
2 Comentários do Blogger

2 comentários:

  1. Adorei o post, mas tem algo que acho super importante comentar: sabe porque as pessoas não fazem suas consultas? Porque não tem essa opção pelo SUS, eu passei toda minha vida indo no médico só quando preciso, porque eu dependia do SUS, minha mãe não podia ir às 5h pra ficar na fila do posto, correndo o risco de ser assaltada só para conseguir uma ficha para ser atendida pelo clinico geral, as pessoas só faziam isso quando tinham extrema necessidade, quando já estavam doentes há muito tempo, porque o SUS não te dá o acesso adequado, não existe um local que você ligue e agende uma visita. Por isso as pessoas estão acostumadas a só buscar médicos quando precisam. Eu entrei há um ano na minha empresa, faz um ano que tenho o plano de saúde deles, mas por falta de informação eu não marcava nada, fui marcar recentemente uma consulta para fevereiro, e marquei porque eu quero tratamento para asma e tb porque sinto muita dor muscular, ou seja, eu fiz porque eu precisava, vou pedir os exames de rotina, porque a gente não está imune a nada...
    Mas eu adorei seu post, realmente é muito importante, mas infelizmente algumas pessoas dependem do SUS pq uma consulta paga é R$25 para mais, nem todos tem esse dinheiro </3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado linda,realmente é difícil,aqui na minha cidade o atendimento pelo SUS é horrível,tratam as pessoas como si fossem animais(animais também não merecem ser tratados assim,na verdade né?!),por isso que muitas pessoas deixam de fazer devidas consultas,pelo descaso que elas são tratadas,fico feliz que tenha conseguido um convênio,assim poderá se cuidar um pouco mais.
      Beijoss

      Excluir