Estilosa Morena: Cuidados com cachoeiras em Santo Antônio do Pinhal

Instagram

Pages

Cuidados com cachoeiras em Santo Antônio do Pinhal

Quem conhece, já sabe. Quem não sabe, precisa conhecer! Os pontos turísticos naturais de Santo Antônio do Pinhal, como as cachoeiras situadas entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, são algumas das belezas exclusivas encontradas em um destino de inverno como este. A estância climática fica localizada entre São Paulo e Minas Gerais, mas a menos de 180 km da capital paulista.
Apesar de todo o encanto presente na região, é preciso tomar alguns cuidados quando visitar os principais pontos, especialmente as cachoeiras. Para começar, vamos falar sobre a mais linda, conhecida e frequentada de Santo Antônio do Pinhal – a cachoeira do Lageado. A apenas cinco minutos do centro, o destaque fica para a bela queda d’água que chega a aproximadamente dez metros de altura.


As águas cristalinas caem em forma de véu e formam um poço com fundo de areia, 100% apropriado para receber banhistas. Mas, é preciso cuidado ao visitá-las, já que as águas são bem fortes e inclusive podem machucar devido às pedras. Para chegar até a cachoeira, é melhor percorrer a trilha, já que o espaço para estacionar é restrito. Em alguns dias, vale lembrar que o local pode lotar, portanto, atenção redobrada com as crianças!
Outra cachoeira presente em Santo Antônio do Pinhal é a do Cassununga. Esta é um pouco menor e tem acesso mais complicado. Apesar de curta, a trilha para chegar a ela tem algumas inclinações e rochas para serem atravessadas com cautela. Diferente da primeira, a cachoeira do Cassununga não é tão indicada para banho, pelas águas geladas e risco de contaminação.
Há, por fim, a Cachoeira do Sítio Matão, que fica bem próxima ao conhecido Pesqueiro de Trutas Sítio Matão. Em uma trilha com quase 15 minutos de caminhada tranquila pela mata, o destino são duas quedas d’águas que passam dos dez metros de altura. As águas são limpas e propícias para banho, portanto não há grandes riscos. O único porém, mesmo, são as águas bem geladas, esperando pelos corajosos se aventurarem.



Ainda há outras poucas cachoeiras pela região, mas que não dão acesso aos turistas por estarem em área particular. De toda forma, o destaque vai para as três citadas acima, que com todo o cuidado, valem a pena ser conhecidas. Para um piquenique ao redor das quedas ou um bom mergulho, não se esqueça de outras dicas principais: levar bastante água, passar protetor solar e tomar cuidado aonde pisa. O resto... É só diversão!


Então é isso meus amores,espero que tenham gostado.
Um beijo,fiquem com Deus!

Comentários do facebook
9 Comentários do Blogger

9 comentários:

  1. cachoeiras sao lindas msm mas exigem cuidados, adorei o post e conhecer esse lugar lindo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. As cachoeiras são lindas com certeza é um dos lugares mais bom para se passear, porém é sempre bom ter cuidado, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Dicas maravilhosas.
    Ótimo poste.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Cachoeiras Belíssimas,Encantadoras!Parabéns pela linda postagem estas cachoeiras são um paraíso!ótimas dicas de que precisa tomar cuidado,prevenir é muito importante. Bj♥

    ResponderExcluir
  5. Que lugar lindo!!
    eu sou aquela que prefere cachoeira do que praia me apaixono por todas que vejo1
    bjúús

    ResponderExcluir
  6. Que cachoeiras lindas, preciso conhecer! E achei muito bacana você colocar os cuidados a serem tomados,arrasou no post!
    Bjokas da Vaci :*

    ResponderExcluir
  7. Que lindo lugar Sabrina. Amei a cachoeira, na vdd amei td. Eu amo natureza e lugares assim com beleza natural.
    Parabéns pelo post.

    Super beijo.

    ResponderExcluir
  8. Cachoeira São lindaa mas todo cuidado é essencial

    ResponderExcluir